Vacina contra dengue será fornecida pelo SUS
No começo de 2023, a ANVISA aprovou uma nova vacina contra dengue no país, a QDenga®. As vacinas disponibilizadas anteriormente eram restritas às pessoas com história prévia de dengue, prevenindo casos de reinfecção. Já a QDenga® pode ser administrada mesmo em pessoas sem histórico da doença. Mesmo com perspectiva de controlar os casos de dengue no país, a vacina só foi disponibilizada na rede privada, com o custo aproximado de R$700 para o protocolo completo de imunização.
Nada disso é novo para quem acompanha nossas postagens, porque a aprovação desta vacina foi um tema recente por aqui. A novidade é que o Ministério da Saúde aprovou a inclusão da QDenga® no SUS. A vacinação começará em 2024, com o fornecimento de doses suficientes para imunizar aproximadamente 3 milhões de pessoas.
O número reduzido de doses fornecidas se dá por limitações do fabricante, Takeda Pharma. Por isso, haverá priorização de regiões com maior incidência da Dengue e populações expostas a maior risco. A partir de janeiro, o Programa Nacional de Imunização (PNI) e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) estabelecerão estratégias e públicos prioritários.
Após negociações, cada dose da vacina custará R$95 à União, três vezes menos que o custo pela rede privada. Com isso, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a fornecer o imunizante de forma gratuita.